Na Praça Tomé de Sousa, centro da cidade de Sal.ador, encontramos um dos mais antigos palácios do Brasil (1549), o Palácio Rio Branco que foi a antiga sede do Governo Geral, quando a Bahia ainda era a capital brasileira
Após ter sido totalmente restaurado, o Palácio Rio Branco passa a abrigar o gabinete do Governo da Bahia, a Secretaria de Cultura e o Centro de Referência da Cultura Baiana. O centro, por meio de mapeamento e registro dos acervos histórico e cultural, servirá como um espaço de sistematização das informações culturais e turísticas.
Com os olhos abertos e atentos a cada detalhe podemos conferir de perto, os símbolos e emblemas republicanos, espalhados na nave e nas paredes, os salões e salas de inspiração renascentista, os elementos decorativos feitos de madeiras, os móveis esculpidos à mão e os espelhos banhados a ouro e prata.
Os visitantes também terão o prazer de colocar os pés no piso de vinhático, onde costumavam andar homens e mulheres que tinham o poder de decidir o futuro da Bahia. Os interessados terão acesso ao prédio por meio de visitas guiadas ou mesmo durante exposições.
O palácio, construído em 1549, encontra-se inserido na área tombada, desde 1984, como ‘Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico da Cidade de Salvador’ pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Ministério da Cultura (MinC).
O que acontece em setembro
Quem quiser conhecer a história do Centro Antigo de Salvador pode visitar, até o final de julho, a exposição Centro Antigo de Salvador - A História do Brasil Vive Aqui, instalada no térreo do Palácio Rio Branco. A mostra foi aberta ao público nesta sexta-feira (11).
Com tecnologia touch scream, a exposição faz uma viagem no tempo para contar a história do Centro Antigo da cidade. O visitante vai conhecer a história da Bahia por meio de um painel explicativo e cronológico, desde a fundação da cidade, em 1549, até o tempo atual.
Visitas guiadas ao memorial
A partir da terça-feira (15), das 10h às 18h, baianos e turistas também poderão conhecer instalações do Palácio Rio Branco, por meio de visitas guiadas. Os guias irão contar a história do prédio, datado de 1549.
Como chegar
De transporte publico : Onibus para Praça da Sé ou para o comercio subindo o Elevdor Lacerda (outro ponto turistico de Salvador)
Nenhum comentário:
Postar um comentário